Um pequeno passo para a humanidade…

… mas um grande passo para mim mesmo.

Enfim o dia chegou. Depois de muito estudo, eu fiz minha prova de certificação. Eram 64 questões, em 135 minutos. Eu precisava acertar 61% das questões.

E pronto.

Oracle Certified Expert, Java Platform, Enterprise Edition 6 Java Persistence API Developer.

É isso que obtive hoje.

Agradeço a todos que torceram por mim. Agradeço a todos que me ajudaram. Agradeço a todos que me aturaram durante essa preparação. Agradeço à minha empresa pelo apoio, incentivo e oportunidades.

Sobre a prova, tenho algumas observações:

  • Realmente, os fóruns que li antes estavam certos. A prova é bem mais complicada que a de SCJP. O exame é muito aprofundado, e verifica realmente se o candidato tem conhecimento sobre a JPA. Isso é bom, porque me sinto mais orgulhoso ainda de ter passado.
  • A prova tem muitos detalhes da JPA (quase todos).
  • A sala era muito fria. Ar condicionado muito forte.
  • As questões da prova eram, em geral, bem mais complicadas que as dos simulados que fiz antes da prova.
  • Sabe aqueles detalhes que a gente pensa que nunca vão cair porque tem muita coisa pra perguntar e eles não iam deixar de perguntar em abrangência para perguntar esse parâmetro dessa anotação? Pois é. Caiu.
  • Tinha muitas questões de EJB e transações e otimização e tratamento de erros da JPA.
  • Os simulados “comerciais” até que têm questões bastante parecidas às da prova de verdade. Mas em geral, o que valeu foi o estudo “formal” em livros e na própria especificação da JPA.
  • 135 minutos é tempo suficiente. Mas não mais do que suficiente. Se a pessoa bobear, já era. O tempo acaba.

Enfim. Valeu a pena. Foi uma experiência muito boa, desde a preparação até o momento em que saiu o resultado. Fazia tempo que eu não tinha uma expectativa tão grande ao apertar um botão quanto a que eu tive no momento de finalizar a prova. Definitivamente, estou “profissionalmente vivo”.

Agora sim. Vamos às festas de fim de ano. Vamos às comemorações. Porque o dever da certificação de 2011 foi cumprido com louvor. E eu ando em débito comigo mesmo com relação a descanso, tranquilidade, lazer. Ando em débito com os amigos. Ando em débito com a família. Mas tudo bem. Tenho certeza que todos entendem, e tenho o firme propósito de me redimir.

Em 2012 tem mais estudo e mais certificação. Mas só em 2012.

Desenvolver é preciso.

2 thoughts on “Um pequeno passo para a humanidade…

  1. Mazááááá 😀

    Parabéns Caçula!! Parabéns, parabéns e parabéns!! Agora eu já sei quem acionar quando estiver enrolada com meus mapeamentos bizarros…. 😀

    Beijão!!

Comente com o Diego

