Celulares do mundo, tremei!

Extra! Extra!

Mais um empreendimento científico em andamento aqui por essas bandas!

Fui no FISL12. O Fórum Internacional de Software Livre é uma experiência diferente em termos de eventos de tecnologia. Foi bem legal ver a movimentação. É um evento bem diferente, e bastante interessante. A palestra do Jon “MadDog” Hall foi muito legal, certamente uma das grandes palestras a que eu assisti.

Uma das coisas que trouxe do evento foi o interesse renovado e reforçado sobre a plataforma Android. Assisti a uma palestra sobre isso, e tive aquela impressão de que eu precisava tentar programar alguma coisa para Android.

Como desenvolver é preciso, tratei de buscar informações. Fiz download do SDK, do plugin para o Eclipse, e mãos à obra. Instalação simples no meu Ubuntu, plugin instalado e configurado, e voilà! Eu estava pronto para começar a desenvolver.

Comecei, é claro, seguindo um tutorial para desenvolver um tradicional “Hello, World”. Demorei nada mais que 15 minutos, e meu emulador de Android no Ubuntu estava rodando a minha aplicação. Fantástico! Fiquei com muita vontade de continuar. Sabe aquelas coisas que motivam, que fazem o desenvolvedor nerd se mobilizar pra pesquisar e testar coisas numa noite de frio? Pois é. Bem isso. Descobri que é muito fácil e muito divertido desenvolver para Android, usando Eclipse.

O meu próximo passo vai ser entender como funcionam os XMLs para definição da aplicação, e tentar fazer uma interface mais interessante e bonita. Vou também começar a tentar usar recursos como GPS, rede, alguma coisa legal. Enquanto isso, vou pensando numa ideia de aplicação totalmente excelente para desenvolver algo “útil”, que vá além de aprender a usar as ferramentas.

Mas o certo é que eu já estou começando a desenvolver para a plataforma Android, e gostei. Nada nem ninguém poderá me deter nesse momento, como diria um grande amigo meu.

Celulares do mundo, tremei!

One thought on “Celulares do mundo, tremei!

  1. Bah… que universo de possibilidades ã? Os celulares tão aí com milhares de recursos (câmera, gps, telas gigantes, banda larga) implorando por aplicações criativas. Basta uma boa ideia.
    Vai desenvolvendo aí que em breve eu devo ter meu primeiro celular com Android e serei usuário 🙂
    Abraço

Comente com o Diego

